domingo, 17 de maio de 2009

A DESCRIÇÃO DE PESSOA OU A TÉCNICA DO RETRATO



Descrever uma pessoa não é tão simples quanto parece. Vários fatores precisam ser levados em conta quando nos dispomos a fazê-lo. Entretanto, todo o conjunto de elementos que compõem o perfil de um ser humano pode ser dividido basicamente em dois grupos: o das características físicas e o das psicológicas.

Entendemos por características físicas a aparência externa, isto é tudo o que pode ser observado externamente quando analisamos alguém:a altura, o peso, a cor da pele, a idade,os cabelos, os traços do rosto, a voz e o modo de se vestir(que , evidentemente, não é componente físico de alguém, mas é um aspecto exterior).

Por outro lado, entendemos por características psicológicas tudo o que se associa ao comportamento da a pessoa, ou seja, a personalidade, o temperamento, o caráter, as preferências(referente a certas atividades esportivas ou artísticas), as inclinações( aptidões para determinadas tarefas), a postura em relação a si mesmo e aos outros e os objetivos(metas profissionais ou pessoais a serem alcançadas no futuro)É , enfim, aquilo que caracteriza seu modo de agir ou ser.

Uma boa descrição deve levar em conta se não todos, pelo menos a maioria dos aspectos físicos e também dos psicológicos. Devemos optar por aqueles que mais nos impressionam e mais fielmente pode fornecer um retrato da pessoa, de modo que o leitor do texto possa visualizá-la ou reconhecê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário