domingo, 17 de maio de 2009

MODELO DE TEXTO DESCRITIVO





Tancredo: o político da esperança



Qualquer
pessoa que o visse, quer pessoalmente ou através dos meios de comunicação, era logo levada a sentir que dele emanava uma serenidade e autoconfiança próprias daqueles que vivem com sabedoria e dignidade.
De baixa estatura, magro, calvo, tinha a idade de um pai que cada pessoa gostaria de ter e de quem a nação tanto precisava naquele momento de desam­paro. Seus olhos oblíquos e castanhos transmitiam confiança. O nariz leve­mente arrebitado e os lábios finos, em meio ao rosto arredondado, traçavam o perfil de alguém que sentíamos ter conhecido durante a vida inteira.
Sua
voz era doce e ao mesmo tempo dura. Falava e vestia-se como um estadista. Era um estadista.
Sua característica mais marcante foi, sem dúvida, a ponderação na análise dos problemas políticos e socioeconômicos. Respeitado em todo o mundo pela condição de líder preocupado com o destino das futuras gerações, de conhece­dor profundo das questões deste país, colocava sempre o espírito comunitário acima dos interesses individuais. Seu grande sonho foi provavelmente o de pôr roda a sua capacidade a serviço da nação brasileira, tão ameaça. da pelas ad­versidades econômicas e tão abandonada, como sempre fora, por aqueles que se diziam seus representantes.
Verdadeiro exemplo de homem público ficará para sempre na memória dos seus contemporâneos e no registro histérico dos grandes vultos nacionais.


(Texto extraído do livro Técnicas Básicas de Redação de Branca Granatic)

2 comentários:

  1. vlw.. achei oq procurava!!

    ResponderExcluir
  2. trancredo neves foi um grande exemplo para varias pessoas de nossa sociedade amazonense...

    ResponderExcluir